Diagnóstico empresarial: você sabe o que é?
30/09/2020
Muitos empresários, frequentemente, agem apagando incêndios. A sensação é que as dificuldades estão sendo resolvidas. Mas, com o passar do tempo, a pilha de problemas só aumenta. Isso ocorre porque um diagnóstico empresarial não foi feito antes. Isso ajudaria o gestor a saber onde se concentrar antes de começar a agir.
Um diagnóstico preciso, aplicado às boas práticas de gestão consolidadas no mercado, é de extrema relevância para a obtenção dos resultados esperados.
Para ficar bem claro do que estamos falando aqui, vamos começar do básico. Afinal, o que é diagnóstico empresarial?
O que é diagnóstico empresarial
O diagnóstico empresarial é uma metodologia de avaliação empresarial que permite uma análise aprofundada das principais áreas de gestão de um negócio.
Em outras palavras, diagnóstico é um processo de identificação, análise e interpretação da empresa para identificar possíveis oportunidades de melhoria.
Como diferenciar os sintomas do problema real?
Para se fazer um bom diagnóstico, é preciso esclarecer alguns conceitos importantes para evitar confusão e mal-entendidos.
Um profissional especializado em diagnóstico empresarial age como um médico. É como se a empresa fosse seu paciente.
Mas dá para fazer essa analogia? Opa, se dá!
A primeira coisa que um profissional especializado faria é tentar identificar os sintomas, para só então criar ligações causais para determinar o que tem provocado esses sintomas (ou seja, identificar o problema).
Esses dois conceitos são às vezes mal compreendidos e confusos.
Um sintoma é um desvio observável ou mensurável do resultado que se espera. É uma indicação da existência de um problema subjacente, mas não é um problema em si.
Os sintomas referem-se ao baixo desempenho dos processos do negócio ou à falta de cumprimento dos objetivos de negócios. Por exemplo:
· O faturamento vai bem, mas o lucro não
· Falhas nos processos comprometem a produtividade
· As ações de pós-venda e fidelização são insuficientes
· Há perda de mercado para a concorrência
· Os gastos estão próximos ou até superando as despesas
· Há uma rotatividade muito alta entre os colaboradores
· Pedidos de orçamentos não são respondidos
· Há desorganização e perdas no estoque
· Máquinas e equipamentos encontram-se defasados
Um problema é o que faz com que os sintomas apareçam. Os problemas estão sempre associados a escolhas equivocadas de gestão (ou seja, mau planejamento de recursos, de decisões de execução e monitoramento).
Os sintomas (resultados ruins) podem facilmente ser mascarados como a causa (problemas). Nem sempre é claro à primeira vista quem é o que e trazer isso à luz requer um pouco mais de análise.
Afinal, como se diz por aí: “prescrição sem diagnóstico é negligência”.
Pode haver uma relação muito complicada entre os diferentes sintomas que voltam todos para a mesma (não tão óbvia) causa. Também pode haver várias causas raiz relacionadas ou não relacionadas com muitos sintomas.
O mesmo vale para a sua saúde. Se você passar muito tempo se autodiagnosticando na Internet, pesquisando a partir dos seus sintomas, poderá facilmente se convencer de que é um doente terminal ou acreditar que tem um problema menos sério do que realmente tem.
Muitas vezes, não é fácil identificar nem mesmo os sintomas das dores de uma gestão empresarial e o momento certo para recorrer a um especialista.
O fato é que conduzir um processo de diagnóstico não é somente seguir um conjunto de passos predeterminados, mas é conhecer a fundo como funciona a empresa, reconhecer que existem perguntas que estão sem respostas, estudar alguns conceitos, apropriar-se deles, reconhecê-los na própria atuação e chegar a uma conclusão e a um plano sobre como colocá-los em prática.
O que é analisado em um diagnóstico empresarial
O que deve ser observado em um diagnóstico empresarial varia de empresa para empresa, mas, em geral, existem alguns itens que precisam ser examinados em qualquer negócio, pois fazem parte das 5 grandes áreas de gestão.
Confira quais são as principais áreas e subgrupos que serão observados em um diagnóstico empresarial:
Como fazer um bom diagnóstico empresarial
Agora que você já conhece as áreas que serão observadas durante o processo de diagnóstico empresarial, deve estar se perguntando: como colocá-la em prática?
Confira um passo a passo de como é feito esse diagnóstico:
Levantamento de dados
Para entender a realidade de qualquer empresa, é necessário levantar as informações sobre todas as atividades que ela desempenha. Os dados podem ser obtidos a partir de uma conversa com supervisores, por meio de questionários minuciosamente preparados ou relatórios fornecidos por cada departamento.
Análise das informações
Com os dados em mãos, chega o momento de organizá-los e analisá-los por meio de planilhas e tabelas. Com isso, é possível entender o funcionamento de cada departamento, uso de recursos, materiais, sua importância dentro do negócio, como é o desempenho das equipes etc.
A partir disso, é possível identificar falhas, como problemas no atendimento, no pós-venda, na escolha dos fornecedores, má gestão das finanças, erros na formação de preços, falta de capacitação dos colaboradores, entre outros pontos.
Intervenção
Conhecendo os problemas da organização e onde eles acontecem, fica mais fácil pensar em medidas gerenciais, ou seja, em maneiras de intervir para que a empresa volte a crescer.
Por que obter um diagnóstico empresarial?
Existem muitos motivos para se fazer um diagnóstico profissional de negócios - pois ele pode ser benéfico em qualquer estágio e em qualquer período de desenvolvimento da empresa.
Esteja você apenas começando a crescer, acabando de implementar uma nova estratégia de marketing ou considerando a possibilidade de vender, um diagnóstico empresarial adequado pode ser vital para garantir que seu dinheiro está sendo bem gasto ou que você está avaliando sua empresa de maneira adequada.
Seguem 5 outras razões pelas quais você deve considerar um diagnóstico de negócios hoje:
Forças e fraquezas
Um dos mal-entendidos mais comuns que os proprietários e gestores de negócios têm é sobre os pontos fortes e fracos de seus negócios.
Claro, você pode ter algumas indicações básicas sobre quais produtos ou serviços estão vendendo melhor - mas esse é realmente o quadro completo?
Como o estilo de gestão está afetando seus funcionários?
Que efeito suas práticas têm sobre a moral e os resultados da sua empresa?
Um diagnóstico empresarial pode fornecer uma análise objetiva que pode dar um contexto mais profundo para seus pontos fortes e fracos que você não tinha antes.
Identificação de oportunidade
Outro benefício de um diagnóstico profissional é que ele pode identificar novas oportunidades.
Que outras áreas poderiam aumentar drasticamente as vendas?
Existe um mercado que você não abordou adequadamente?
Você pode pensar que esgotou todas as oportunidades viáveis, mas às vezes, por estar muito envolvido, pode acabar preso a práticas antigas.
Mais uma vez, a análise externa pode ser vital para fornecer ideias novas para empresas em crescimento ou em estagnação.
Identificação de ameaças
Um diagnóstico empresarial eficaz também pode fornecer informações importantes sobre possíveis ameaças ao seu negócio.
Existe um novo concorrente entrando em seu mercado?
Uma nova política governamental vai forçá-lo a mudar as práticas?
Uma avaliação eficaz pode apresentar a você esse tipo de informação e pode garantir que sua empresa esteja devidamente ajustada para lidar com ameaças.
Eficácia da estratégia
Você implementou uma nova estratégia de marketing ou vendas, mas não tem certeza se está funcionando?
Um diagnóstico empresarial adequado pode identificar se suas estratégias estão dando resultados ou não e pode até sugerir alternativas.
Você não sabe tudo
É chato ouvir isso, eu sei, mas, independentemente da sua área de especialização, não dá para você ser um expert em tudo. Ninguém é.
Reconhecer que você não sabe tudo e estar aberto a novas ideias e novas abordagens é o primeiro passo para agir na solução de problemas.
Não é sinal nenhum de fraqueza pedir ajuda. É ser inteligente.
Contratar uma boa consultoria para fazer diagnóstico empresarial pode ser o melhor negócio
Já explicamos que, em um diagnóstico empresarial, é realizada a uma análise profunda dos processos nos diferentes setores do negócio, como financeiro, operacional, vendas, recursos humanos, marketing, entre outros.
Por meio de relatórios, é possível saber as áreas que estão caminhando bem e aquelas que estão apresentando falhas, subsidiando, assim, a tomada de decisão do gestor.
É claro que você, como gestor do negócio, pode fazer por conta própria o diagnóstico empresarial interno e integrar todos os setores de sua empresa neste processo, de forma a procurar diferentes visões a respeito das fraquezas e pontos fortes da empresa nos mais variados aspectos e encontrar soluções de uma forma conjunta.
Entretanto, é um trabalho bem complexo, mesmo em pequenas empresas. Por isso, o recomendado é sempre contar com uma empresa especializada em consultoria empresarial para que a análise seja bem detalhada e imparcial.
Além disso, fazer essa análise sem o auxílio de uma empresa especializada pode tomar muito tempo de toda a sua equipe, que pode acabar deixando um pouco de lado as questões operacionais do negócio.
Portanto, é totalmente indicado terceirizar este serviço.
Confira outras vantagens que um serviço de consultoria empresarial pode trazer para a sua empresa no processo de diagnóstico empresarial:
Visões externas
Com o diagnóstico sendo realizado por uma empresa especializada, é possível ter um olhar neutro, desapaixonado e mais justo e real a respeito da sua empresa. Além disso, uma consultoria empresarial pode trazer novas ideias para resolver problemas antigos.
Acompanhamento contínuo
Uma equipe interna pode até ser capaz de identificar possíveis males na sua empresa, no entanto, este processo não é garantia de um acompanhamento recorrente para verificar se as novas estratégias que forem adotadas estão de fato solucionando os problemas diagnosticados.
Além da identificação dos problemas, uma empresa especializada presta um contínuo acompanhamento das ações planejadas e possui um foco específico na melhoria de resultados.
Só a partir da identificação de possíveis situações que podem estar comprometendo os resultados da empresa, é preciso colocar a mão na massa para resolver os problemas, possuir um senso crítico e ter consciência de que a sua empresa de fato precisa melhorar em determinados aspectos.
Conclusão
Se você chegou até aqui, acho que ficou claro que um diagnóstico empresarial pode contribuir enormemente para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta um olhar global e dinâmico da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão.
Mais do que uma avaliação técnica, é um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.
Na elaboração de um diagnóstico, o consultor é uma peça chave, pois, por meio de suas análises, na coleta de informações, identificará os problemas, determinará suas causas, avaliará os recursos humanos e suas qualificações, na busca de soluções adequadas.
Cabe ao empresário decidir se quer realmente mudar. Se deseja vida nova ao seu negócio, deverá permitir encontrar e extrair as “ervas daninhas” que estão impedindo o seu crescimento.
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Se ficou interessado em fazer um diagnóstico empresarial ou saber mais sobre o assunto, entre em contato com a SJ Soluções Consultoria.
A SJ Soluções acredita firmemente que um diagnóstico de negócios deve ser conduzido por uma consultoria com profissionais com anos de experiência para interpretar corretamente o que todas as análises realmente revelam sobre o negócio e prescrever soluções econômicas e implementáveis.
A SJ Soluções também tem escala, conhecimento e escopo para fornecer às organizações recomendações de melhores práticas que podem ser colocadas em uso imediato.
Por RUBENS NEUBERN DE SOUZA JUNIOR - Consultor de empresas e pessoas, sócio da SJ Soluções Consultoria