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Ativo intangível: o que é e por que é importante avaliá-lo?

Os ativos intangíveis têm se tornado uma parte importante, senão a de maior peso, para se determinar o valor de uma empresa
27/11/2020

Quanto vale a sua empresa?

Como já dizia Antoine de Saint-Exupéry, na obra O Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos”.

Pois no mundo dos negócios também é assim.

Uma parte muito importante de uma empresa bem posicionada no mercado é justamente o que não se pode ver nem tocar: os ativos intangíveis.

Ainda que não seja fácil, com algum esforço você provavelmente poderia olhar o balanço patrimonial de sua empresa, suas demonstrações financeiras e ter uma ideia do valor do seu negócio.

Porém, esse número não representaria seu valor real.

Isso porque esses documentos apenas rastreariam os ativos tangíveis de um empreendimento. Eles simplesmente ignoram seus ativos intangíveis.

Praticamente todas as empresas possuem algum tipo de ativo intangível, quer saibam disso ou não.

Entender o que são ativos intangíveis e como avaliá-los é uma parte fundamental da avaliação de seu negócio, então vamos saber direitinho do que se trata isso?

O que é um ativo intangível?

Ativos intangíveis são bens não físicos que desempenham um papel no sucesso da sua empresa, mesmo que você não possa vê-los. É o direito da empresa a algo que represente uma vantagem no mercado.

Então, tudo que não pode ser tocado numa empresa pode ser considerado um ativo intangível?

Não, não é bem assim.

Existem algumas regras específicas para que um bem possa ser considerado apto a estar nesta conta patrimonial, como:

· Não pode possuir forma física (tangibilidade)

· Deve trazer alguma vantagem competitiva ou benefício econômico para a empresa

· Deve possuir meios de se avaliar seu valor

· Pode ser negociado separadamente, numa compra e venda

Ativos intangíveis x ativos tangíveis

Então, para ficar bem claro, existem dois tipos de categorias de ativos: os tangíveis e os intangíveis.

Ativos tangíveis são normalmente bens físicos, como equipamentos, imóveis e estoque.

Eles constituem a espinha dorsal dos negócios de uma empresa, fornecendo os meios pelos quais as empresas produzem seus bens e serviços.

Já os intangíveis não existem fisicamente, mas agregam valor ou valor futuro a uma empresa, pois representam uma receita potencial.

Um tipo de ativo intangível pode ser o copyright de uma música, por exemplo. A gravadora que detém os direitos autorais da canção recebe royalties cada vez que ela é tocada.

Determinar o valor de uma empresa requer uma avaliação lógica e mensurável dos ativos tangíveis e intangíveis.

Para fins contábeis, uma empresa deve possuir ou ter controle sobre o ativo.

Para ser relatado no balanço de uma organização, esse bem deve ter um valor objetivo e confiável atribuído a ele.

Vida útil do ativo intangível

Uma das primeiras avaliações que deve ser feita de um ativo intangível é sobre a sua vida útil.

Os ativos intangíveis podem ser divididos em duas categorias: aqueles com vida útil indefinida e ativos intangíveis com vida limitada.

Um ativo intangível com vida útil indefinida terá valor para sempre, salvo qualquer tipo de catástrofe para a sua marca.

Esses tipos de ativos podem gerar receita indefinidamente.

Alguns ativos intangíveis de vida útil indefinida incluem marcas registradas, ágio e reconhecimento de marca.

Por exemplo, pense em uma franquia popular como McDonald's. Para empresas desse porte, o reconhecimento da marca é indefinidamente útil.

Um ativo intangível de vida limitada é exatamente o que parece: um ativo intangível que só irá gerar fluxo de caixa por um determinado período de tempo.

O tipo mais comum de ativo intangível de vida limitada é uma patente, porque as patentes têm um prazo acordado quando são criadas.

Por exemplo, se a Pepsi tivesse uma patente para um determinado sabor que durou 10 anos, essa patente teria uma vida útil de 10 anos.

Embora os intangíveis de vida limitada durem apenas um determinado período de tempo, eles ainda são ativos de longo prazo e são tão importantes quanto os indefinidamente úteis.

Agora, vamos examinar alguns exemplos comuns de ativos intangíveis para solidificar ainda mais esse conceito invisível.

Exemplos de ativos intangíveis

Para entender melhor o que são ativos intangíveis, nada melhor do que exemplos.

Seguem alguns deles, classificados por suas diversidades:

- Ativos de mercado

· Marcas / nomes comerciais

· Trademarks (marcas registradas)

· Logotipos

· Direitos autorais (de obras literárias, softwares, etc)

· Contratos (com clientes, fornecedores, etc)

· Contratos de licenciamento, franquias, etc

· Direitos de exploração mineral, de água, etc.

- Ativos de Inovação (força de renovação de uma empresa):

· Pesquisas e desenvolvimento

· Patentes

· Fórmulas secretas

· Know-how tecnológico

- Ativos de infraestrutura (tecnologias, metodologias e processos empregados):

· Softwares

· Banco de dados

· Sistemas de informação

· Sistemas administrativos

· Inteligência de mercado

· Canais de mercado

· Métodos gerenciais

- Ativos Humanos (benefícios que um indivíduo ou uma equipe proporciona para a organização):

· Expertise; criatividade; conhecimento; habilidade para resolver problemas

Como mensurar o valor de um ativo intangível?

Os ativos tangíveis costumam ser fáceis de avaliar: você analisa o custo do bem, deprecia-o caso necessário e parte daí.

Porém, os ativos intangíveis são um pouco mais difíceis de atribuir valor e sua avaliação é permeada por desafios.

Felizmente, existem ferramentas que ajudam a determinar o valor de um ativo intangível.

Por ser cálculos complexos, porém, o ideal é contar com profissionais qualificados que consigam fazer essa avaliação de forma completa, garantindo que se tenha o valor correto da empresa em uma situação de negociação ou fusão.

Entre os métodos utilizados para mensurar o valor de um ativo intangível estão:

· Abordagem de renda: A abordagem de renda para avaliação é adequada para qualquer ativo intangível que esteja mais intimamente ligado à receita. Por exemplo, para determinar o valor de uma patente, você primeiro examinaria o que essa patente fez por sua empresa. Se isso permitiu que você fizesse algo como criar um produto exclusivo que você vende agora, é uma indicação clara de que a patente está diretamente ligada à receita. A partir daí, você pode revisar seus caixas para ver quanta receita aquele produto gerou desde que foi lançado.

· Método de valor de mercado: essa abordagem não é perfeita, nem é uma ciência, mas é uma forma sólida de estimar o valor. Para realizar uma avaliação de mercado de um ativo intangível, deve-se observar seus concorrentes e ver se algum deles negociou publicamente ou vendeu um ativo intangível semelhante.

· Método de custo: essa abordagem de custo é comumente usada para ativos tangíveis, mas também pode ser usado para alguns ativos intangíveis, como software. Esse método usa substituição para determinar o valor de um ativo intangível. Isso é feito simplesmente perguntando: "Quanto custará para substituir este ativo por um semelhante?". Esse método, porém, não é tão útil para a maioria dos ativos intangíveis.

Não existe uma fórmula básica para se calcular um ativo intangível e nenhum dos métodos comuns de avaliação desses ativos é perfeito, mas cada um tem um propósito único que serve para fornecer uma compreensão mais profunda do valor total da sua empresa.

Por que é importante avaliar os ativos intangíveis de uma empresa?

Qual empresário não quer saber o valor real do seu negócio?

Muitos deles tentam avaliar seus negócios em diferentes estágios, para medir o crescimento e o desempenho atual. A maioria tem um registro dos ativos tangíveis, como equipamentos, cadeiras, computadores.

Porém, essas avaliações muitas vezes desconsideram um ponto vital de valor, os ativos intangíveis, que muitas vezes têm um impacto muito maior no valor do negócio.

Segundo dados do ranking S&P 500, em 1985, o valor contábil das empresas baseava-se predominantemente em quanto seus ativos físicos poderiam ser vendidos (68%).

Porém, com uma economia cada vez mais competitiva e digital, isso diminuiu constantemente e em 2010 esse número era de apenas 20%. O restante do valor da empresa está em seus ativos intangíveis, como sua marca, sua propriedade intelectual, bancos de dados de clientes, código de softwares e suas patentes.

Das 20 empresas mais valiosas no mundo, em 18 o valor dos intangíveis representa mais de 80% do valor da empresa: na Microsoft (mais valiosa) o intangível representa 90% do valor da empresa, na Amazon, 93%; em algumas, como Johnson & Jonhson, Procter & Gamble e Novartis, o valor chega a 100%.

O objetivo de definir qualquer ativo como tangível ou intangível é conduzir decisões de negócios adequadas, determinar o valor de uma empresa e permitir que os proprietários de negócios maximizem os benefícios inerentes à posse do ativo.

A importância da avaliação de ativos intangíveis reside, principalmente, no fato de que ela pode ser aplicada a uma série de situações vividas pela empresa.

Quando há entrada ou saída de sócios, por exemplo, a avaliação permite que se saiba exatamente a remuneração de cada um deles.

Esse tipo de avaliação também pode ser utilizada em cenários de abertura de capital ou criação de um sistema de franquias, também tendo grande utilidade como forma de garantia.

Não menos importante, a avaliação deve ser realizada no período anterior à venda de uma empresa, de modo a identificar o valor justo do negócio. Assim, toda a negociação se torna mais segura e adequada, refletindo o real valor da organização.

Essa realidade foi comprovada em uma pesquisa da Brand Finance, de 2019.

Segundo o levantamento, 95% dos investidores sêniores concordam que os ativos intangíveis contribuem para o modelo de negócio e objetivos futuros da empresa; outros 88% dos entrevistados acreditam que os modelos tradicionais de avaliação, como o fluxo de caixa descontado, não conseguem mensurar os ativos intangíveis. E para 59% dos investidores os ativos intangíveis estão tomando maior significância na hora de decidir investir.

Conclusão

Ativos intangíveis parecem misteriosos à primeira vista e talvez alguns deles sejam.

Após a leitura deste artigo, espero que você tenha entendido que, embora eles não sejam necessariamente algo que você pode ver ou tocar, são vitais para seu negócio e seu sucesso.

Se você ainda não tiver certeza de como avaliar seus ativos intangíveis, procure um consultor financeiro ou fale com seu contador.

Com trabalho em equipe - e provavelmente alguma documentação -, você pode chegar a uma compreensão mais profunda e holística de quanto vale a sua empresa. E esse é um sentimento maravilhosamente intangível.

Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe com quem você acha que pode se beneficiar com esse conteúdo.

Ainda restam dúvidas? Entre em contato com a SJ Soluções Consultoria, que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Por RUBENS NEUBERN DE SOUZA JUNIOR - Consultor de empresas e pessoas, sócio da SJ Soluções Consultoria