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Valuation: a importância no processo de Fusões e Aquisições de empresas

Quanto vale um negócio? O Valuation combina análise estratégica com modernas teorias financeiras e é essencial para processos de compra, venda ou fusão.
26/08/2020

Valuation é um trabalho técnico. Para avaliar uma empresa de forma adequada, é necessário um amplo conhecimento financeiro. Simultaneamente, você deve primeiro conhecer em profundidade o modelo de negócios da empresa, a estratégia corporativa e o mercado em que atuam. E por último, mas não menos importante, os fatores que criam valor para a empresa.

Olhar além dos parâmetros numéricos tradicionais permite que os compradores calculem melhor o verdadeiro valor de uma empresa para eles e os vendedores justifiquem um preço pedido mais alto.

Para explicar o motivo pelo qual a avaliação de uma empresa é necessária dentro de um processo de Fusão e Aquisição, vamos começar do começo.

O que é valuation?

Valuation (ou avaliação de empresas, em português) é uma metodologia que permite fazer uma estimativa de quanto vale um negócio, uma propriedade ou qualquer ativo.

Você tem uma empresa e busca financiamento de investidores, quer vendê-la ou realizar uma Fusão e Aquisição (M&A)? Então, é fundamental determinar seu preço justo e qual seria o retorno de um investimento em suas ações.

Isso é alcançado por meio de uma avaliação - uma estimativa do valor geral da sua empresa. Esse valor está além do que você tem em estoque, ultrapassa a quantidade de clientes, o preço dos produtos ou serviços comercializados. Ele é uma junção de tudo o que o seu negócio tem e também o que é capaz de oferecer para um possível investidor, sócio ou comprador.

O valuation não apenas fornece a base para sua decisão de comprar ou vender empresas inteiras ou ações. Também é indispensável para a aplicação de uma gestão sólida baseada em valores e para uma reestruturação bem sucedida.

Quais métodos de avaliação de empresa são mais utilizados?

Para determinar o preço justo do seu negócio, os empresários devem utilizar a experiência de um profissional, que pode fazer uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação.

Existem muitos métodos de Valuation e a escolha da metodologia ideal para chegar a um valor real do seu negócio exige conhecimento estratégico e técnico, além do domínio do setor, do mercado e das condições na qual a empresa se encontra.

Confira, abaixo, as abordagens mais empregadas no Valuation, que são os métodos mais comuns de avaliação usados ​​em bancos de investimento, pesquisa de patrimônio líquido, capital privado, desenvolvimento corporativo, aquisições alavancadas (LBO) e fusões e aquisições (M&A).

1. Método do fluxo de caixa descontado

Essa é a metodologia mais empregada para avaliar empresas e projetos. Aqui, é analisado o fluxo de caixa da empresa e o valor é mensurado em benefícios futuros que o empreendimento poderá gerar.

O método contempla a previsão do ambiente externo (concorrência, clientes, conjuntura econômica, globalização, etc) que vai impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. Também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros.

2. Método de múltiplos de mercado

Também chamado de avaliação relativa, no método de múltiplos de mercado estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, que tem como base empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização).

Aqui não são contempladas, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento.

3. Método do Valor de Liquidação

Abordagem utilizada quando a empresa será vendida ou encerrará as atividades.

Nesse caso, são somados todos os ativos e subtraídos os passivos, considerando os bens materiais da empresa, como imóveis, móveis, máquinas e equipamentos.

É um método simples, porém, não considera outras informações, como, por exemplo, a carteira de clientes da empresa.

Por que realizar o valuation no processo de fusão e aquisição é importante?

O Valuation influencia significativamente a tomada de decisões no mundo empresarial sob vários aspectos. Isso se evidencia ainda mais quando pensamos em empresas em processo de Fusão ou Aquisição (M&A).

Isso porque, antes de partir para a compra de uma empresa, é precisa avaliar muito bem cada detalhe. São muitos elementos e muitas varáveis a considerar na hora de estipular um preço justo, ainda mais em um mercado tão volátil como na atualidade.

O preço costuma ser um ponto de partida na discussão, um marcador comum de valor. No entanto, é apenas a ponta do iceberg. O preço baseia-se em uma base complexa de componentes, incluindo a mudança de responsabilidades pelo risco, tratamento tributário e valores intangíveis, todos os quais podem mudar drasticamente conforme uma venda é negociada.

Afinal de contas, essa negociação vai resultar em investimento ou prejuízo? Em lucro ou desperdício?

Para tudo ficar bem claro, vamos para o bê-a-bá e entender muito bem os conceitos de Fusão e Aquisição.

Fusões e Aquisições (M&A): saiba o que são

Fusões e Aquisições (ou simplesmente M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) envolvem o processo de combinar duas empresas em uma.

O objetivo de combinar dois ou mais negócios é tentar obter sinergia - onde o todo (nova empresa) é maior do que a soma de suas partes (as duas antigas entidades separadas).

As fusões ocorrem quando duas empresas unem forças. Essas transações normalmente acontecem entre duas empresas que são quase do mesmo tamanho e que reconhecem as vantagens que a outra oferece em termos de aumento de vendas, eficiência e recursos. Os termos da fusão são frequentemente amigáveis ​​e mutuamente acordados e as duas empresas tornam-se parceiras iguais no novo empreendimento.

As aquisições ocorrem quando uma empresa compra outra empresa e a inclui em suas operações. Às vezes, a compra é amigável e às vezes é hostil, dependendo se a empresa que está sendo adquirida acredita que é melhor ser uma unidade operacional de um empreendimento maior.

O resultado final de ambos os processos é o mesmo, mas a relação entre as duas empresas difere conforme a ocorrência de uma fusão ou aquisição.

Fusões e Aquisições em alta

No Brasil, os processos de Fusões e Aquisições tiveram expressivo crescimento nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, à descentralização de mercados locais e ao crescimento dos mercados externos.

Em 2020, apesar do mundo viver a maior crise global da sua história, segundo a ONU, afetando a saúde, economia e até o cenário político de alguns países, a possibilidade de fusões e aquisições continua sendo um cenário atrativo para o setor privado.

O que os números mostram é que a pandemia de Coronavírus manteve a quantidade de fusões e aquisições em alta no primeiro semestre, com as operações ficando 17% acima da média dos últimos cinco anos, segundo levantamento realizado pela PwC Brasil, obtido pelo jornal Valor Econômico.

Entre janeiro a junho, foram anunciadas 395 transações, alta de 1% em relação ao mesmo período de 2019.

Esse interesse crescente ocorre porque, diferentemente do que muitos acreditam, o M&A não é algo restrito ao universo das grandes empresas.

Para alguns negócios, essa é uma das opções mais interessantes para crescer ou se manter no mercado.

Além disso, em uma operação de M&A, as empresas unem forças, experiências e diferentes talentos, compartilham modelos de negócio que deram certo, além do capital que pode ajudar na recuperação de uma e crescimento da outra.

Conclusão

Como pudemos ver, o Valuation é o melhor recurso disponível para compreender o valor real de um negócio, fundamental para qualquer investimento de compra ou venda de participação.

Por isso, os empresários devem sempre procurar ajuda profissional antes de vender um negócio ou planejar uma eventual saída.

Seja comprando ou vendendo, a questão do "quanto vale a pena?" é multifacetado. Em um ambiente de M&A, é necessário calcular o valor justo de mercado, mas é muito mais importante calcular o valor do investimento - o valor da empresa-alvo para um comprador estratégico. Este cálculo varia dependendo das sinergias, benefícios e outras análises competitivas que raramente estão envolvidas na avaliação de negócios.

Saber as razões subjacentes ao valor de um negócio, por meio do Valuation, pode revelar melhorias para aumentar o valor ou definir um melhor posicionamento inicial dos termos do negócio.

Consultores com experiência em Fusões e Aquisições também podem avaliar e gerenciar com habilidade as nuances e aspectos práticos que surgem no "mundo real".

Afinal, em qualquer transação, o comprador e o vendedor têm objetivos opostos: cada um busca melhor servir aos seus próprios interesses, mas deve, em última instância, concordar em parte com a outra, ao mesmo tempo em que retém benefício suficiente para si. As chances de sucesso neste processo aumentam drasticamente quando ele é gerenciado de forma proativa por um profissional experiente, que pode manter a polarização das realidades dentro de uma estrutura cooperativa.

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Por RUBENS NEUBERN DE SOUZA JUNIOR