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Confira 11 indicadores financeiros que a sua empresa deve analisar

Quer que o seu negócio tenha bons resultados? Então, é essencial conhecer as métricas financeiras mais importantes para o seu empreendimento.
28/10/2020

Você sabia que muitos empreendedores com negócios promissores acabam tendo dificuldade de ter sucesso ou até falindo pela falta de controle de seus índices de resultados?

Estabelecer INDICADORES FINANCEIROS importantes e fazer seu acompanhamento é mais do que uma função a mais na lista de atividades de um empresário: é uma OPORTUNIDADE de ter faróis mostrando se seu negócio está indo bem ou não.

E você? Quais indicadores financeiros acompanha para garantir um crescimento saudável da sua empresa?

Você pode não ter formação em finanças, mas uma compreensão básica dos conceitos-chave da contabilidade financeira pode ajudá-lo a melhorar seu processo de tomada de decisão, bem como seus resultados.

Seja a sua empresa uma grande multinacional ou uma startup ambiciosa, seu sucesso depende de gerar receita e gerenciar suas finanças com responsabilidade.

Se você se limita a acompanhar o faturamento e, no máximo, o fluxo de caixa, talvez não tenha uma visão real sobre a saúde financeira do seu negócio.

Para saber se a empresa está gerando lucro suficiente e trazendo o retorno esperado, você precisa seguir várias métricas na sua gestão financeira.

Ok, eu sei que as finanças podem ser intimidantes para algumas pessoas.

Para te ajudar a se sentir mais confortável para entender e falar sobre tópicos financeiros, apresentaremos adiante uma lista dos principais KPIs (Key Performance Indicators) financeiros que os gestores precisam acompanhar.

Mas, antes, vamos entender bem do que estamos falando.

O que são indicadores-chave de desempenho (KPIs) financeiros?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que, em tradução livre, significa “indicador-chave de desempenho”.

Esses indicadores são utilizados para mensurar, de modo objetivo, o desempenho dos procedimentos adotados em uma empresa.

Entre essas métricas, estão os KPIs financeiros, que têm a finalidade de indicar se a empresa será capaz de alcançar seus objetivos em relação às finanças.

Independentemente do tamanho, tempo de atividade e setor, cada empresa precisa estar ciente de seu desempenho financeiro.

Em outras palavras, esses indicadores mostram os resultados financeiros e o desempenho de uma empresa, fornece informações sobre despesas, vendas, lucro e fluxo de caixa, etc, a fim de otimizar e atingir as metas e objetivos financeiros do negócio.

Começando com as métricas financeiras mais amplamente utilizadas, vamos percorrer os mais importantes KPIs financeiros que a maioria das empresas deve medir.

Quais são os principais indicadores financeiros?

A definição dos indicadores financeiros mais importantes para se acompanhar em uma empresa depende da definição da sua estratégia e dos seus principais objetivos.

Porém, independentemente do cenário, selecionamos alguns KPIs financeiros que as empresas normalmente utilizam.

1. Faturamento bruto

Esse é um dos principais indicadores para qualquer empresa e retrata todas as entradas de dinheiro referentes às suas vendas.

O cálculo do faturamento é realizado a partir dos ganhos que a empresa teve ao vender ou realizar algum serviço.


Vale ressaltar que, por maior que seja o faturamento de uma empresa, isso não significa que ela esteja dando lucro, como será explicado a seguir.

2. Lucratividade (%)

Enquanto o faturamento não considera os custos das atividades da empresa em seu cálculo, o lucro é o resultado final dos rendimentos e dos gastos que a empresa teve que percorrer até gerar alguma riqueza.

A lucratividade é apurada em valor percentual, em um cálculo que considera o lucro líquido (lucro após dedução de custos e despesas) e a receita bruta (valor das vendas) do negócio.

A fórmula, então, é simples:

A lucratividade, então, é o indicador que consegue apontar qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.

De maneira geral, a diferença entre a Receita e o Custo é que vai determinar se existiu lucro ou prejuízo.

3. Rentabilidade

Assim como o indicador de lucratividade, o índice de rentabilidade se baseia no lucro líquido e tem seu resultado em valor percentual.

A diferença é que ele serve para medir o retorno que um investimento pode proporcionar ao negócio.

A fórmula é muito semelhante à da lucratividade, porém, ao invés de usarmos a receita bruta, levaremos em consideração os investimentos.

O cálculo, então, é feito da seguinte maneira:


Esse indicador é importante para que você veja se seu negócio está “valendo a pena” ou se você acabará acumulando dívidas e prejuízos.

4. Liquidez

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.

Atualmente, analisa-se 4 índices de liquidez:

· Liquidez corrente: Analisa a capacidade de quitação a curto prazo e engloba todos os tipos de ativo e passivo circulantes.

· Liquidez imediata: Também focada em curto prazo, não admite o uso do estoque ou de qualquer ativo de baixa liquidez em sua análise. Ainda assim, todos os passivos circulantes são admitidos.

· Liquidez seca: Semelhante ao tipo anterior, restringe o uso do estoque, exclusivamente, mas mantém o passivo circulante no diagnóstico empresarial.

· Liquidez geral: Indicador utilizado para medir a capacidade que uma empresa tem de honrar com as suas obrigações tanto em curto como em longo prazo.

Como já foi mencionado anteriormente, todos os indicadores de liquidez se dedicam ao mesmo fim: analisar as empresas com foco na relação entre o seu capital e as suas dívidas.

Portanto, todos eles possuem uma mesma fórmula básica:

· Se a liquidez geral for maior do que 1, entende-se que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

· Se a liquidez geral for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes.

· Se a liquidez geral for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

5. Ticket médio

O KPI de ticket médio representa o valor médio de cada venda.

Para calculá-lo, basta pegar o volume total de faturamento e dividir pelo volume de vendas fechadas:


Esse índice é importante para que o gestor entenda melhor seu negócio e descubra se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor, corrigindo a rota, caso necessário.

6. Custos

Um dos indicadores que não pode jamais sair do controle é o que se refere aos custos.

Identificar quais são os gastos do negócio é necessário para manter a empresa funcionando e essencial para uma boa gestão financeira.

Ao fazer a gestão de custos, é necessário analisar a estrutura geral de custeio, ou seja, desmembrar os gastos dentre fixos e variáveis.

· Custos fixos são aqueles que vão existir independentemente da operação. A melhor maneira de definir se um custo é fixo é perceber se ele não varia muito em relação à produção. Exemplos: aluguel, internet, gastos com limpeza e segurança, salário de funcionários administrativos, seguros, etc.

· Custos Variáveis variam proporcionalmente ao volume de produção ou atividades produtivas da empresa. Em outras palavras, seus valores dependem diretamente do volume produzido, que por sua vez vai variar conforme o volume de vendas efetivado num determinado período. Exemplos: matérias primas, comissões, embalagens, etc.

7. Margem Bruta

Esse indicador mostrará quanto sua empresa ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar as despesas para produzi-lo e vendê-lo.

Para calculá-lo, deve-se diminuir das vendas os custos diretos variáveis e as deduções e multiplicar o resultado por 100.

8. Margem EBITDA

O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ou, em português, LAJIDA (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), é um indicador que aponta a lucratividade da empresa antes do pagamento de juros, amortizações, impostos e depreciações, que não influenciam diretamente na estratégia comercial do negócio.

Basicamente, esta margem indica o quanto a empresa está gerando de recursos a partir de suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de pagamento de tributos.

Para defini-la, é preciso construir um demonstrativo, mas pode-se resumir sua “fórmula” nos seguintes fatores que devem ser calculados e somados:


9. Margem Líquida

Esse KPI indicará o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas (incluindo o imposto de renda).

A Margem Líquida mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa. Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.

Pode ser calculada por meio do lucro líquido dividido pela receita líquida de vendas e deve ser representada pela fórmula:


10. Margem de Contribuição

Esse indicador é capaz de dizer se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar.

Conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão.

Se a MC não for boa o suficiente, a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.

Para calculá-la, a empresa deve ter custos e despesas separados em fixos e variáveis e seguir a seguinte fórmula:


11. Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos.

É o KPI que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.

Para calculá-lo, deve-se somar as despesas fixas com as despesas financeiras e dividi-las pela porcentagem da margem de contribuição.

Como otimizar a gestão dos indicadores financeiros?

Como você acabou de ver, são vários os indicadores financeiros que auxiliam diretamente na gestão de um negócio.

Aqui, apresentamos apenas dez deles, mas há muitos outros.

Considerando que você possui um planejamento estratégico constantemente avaliado, o primeiro passo é escolher os indicadores financeiros que deverão ser utilizados considerando os seus objetivos e definir responsáveis pela elaboração e análise dos indicadores.

Depois, siga alguns passos simples para otimizar a gestão dos indicadores financeiros:

· Determine o acompanhamento (mensal, bimestral, trimestral) dos indicadores

· Faça a interpretação dos resultados junto à sua equipe

· Apresente os resultados com os gestores para discutir as melhores decisões a serem tomadas (corretivas ou potencializadoras da empresa)

· Conecte tais indicadores aos outros setores da empresa

· Crie planos de ação para potencializar os números

· Adote uma solução para monitorar dados em tempo real

Bom, você deve ter percebido que o uso de indicadores financeiros para empresas não é uma tarefa fácil.

O auxílio de uma consultoria financeira talvez seja crucial para a saúde financeira do seu negócio.

Sendo esse o caso ou não, a apresentação dos resultados é determinante na tomada de decisões. Por isso, esses relatórios devem ser acessíveis e falar a sua linguagem, não a dos especialistas.

Conclusão

O setor financeiro precisa acompanhar, monitorar e analisar regularmente o desempenho de uma empresa para manter um status saudável e evitar gargalos monetários.

É por isso que os indicadores financeiros têm um significado especial em cada empresa e a equipe que lida com elas precisa de relatórios adequados para gerenciar e otimizar esses processos com eficácia.

Com a ajuda de nossa lista, você pode criar um painel financeiro que permitirá que você interaja com cada métrica e automatize a maioria dos seus processos de relatório e análise.

Ao implementar esses KPIs por meio do poder da inteligência de negócios financeira, você tem a oportunidade de tornar seus dados e insights financeiros melhores, mais informativos e mais fáceis de gerenciar.

Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe com quem você acha que pode se beneficiar com esse conteúdo.

Ainda restam dúvidas? Entre em contato com a SJ Soluções Consultoria, que teremos o maior prazer em ajuda-lo.

Por RUBENS NEUBERN DE SOUZA JUNIOR - Consultor de empresas e pessoas, sócio da SJ Soluções Consultoria