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Seja esperto: Use o método SMART para definir e alcançar suas metas

Metodologia SMART é uma maneira inteligente e consagrada de criar metas; saiba o que é e como usar esse sistema orientado para cumprimento dos objetivos
12/03/2021

Por Rubens Neubern de Souza Junior

Saber o que é e como aplicar o método SMART. Se você entrou nesse artigo, provavelmente é isso o que você procura entender. E é isso que eu prometo te entregar.

Antes, porém, quero começar esse artigo com uma afirmação talvez um pouco polêmica: praticamente todo o esforço humano é voltado para o estabelecimento e cumprimento de metas.

Acredito verdadeiramente nisso porque as metas fazem parte de todos os aspectos da nossa vida: como conduzimos nossos relacionamentos; o que desejamos alcançar no trabalho; a maneira como usamos nosso tempo livre...

Tudo se resume a prioridades e o que gostaríamos de realizar em todos os aspectos.

Sem estabelecer metas ou objetivos, a vida se torna uma série de acontecimentos caóticos que a gente não controla. E todos os feitos relevantes de um ser humano (de conquistar a pessoa amada a mandar alguém à lua ou inventar o iPod) são o resultado de uma meta que foi traçada em algum momento. Uma visão mapeada e realizada.

Obviamente, no mundo dos negócios a lógica é a mesma. A chave para o crescimento de um empreendimento é definir metas para os resultados que seus gestores gostariam de alcançar.

Geralmente, os líderes criam e implementam objetivos estratégicos porque desejam aprimorar os processos existentes ou melhorar os níveis de desempenho atuais.

Para isso, as metas SMART estão entre os métodos mais populares e consagrados.

Antes de falarmos mais sobre elas, no entanto, é importante frisar que o primeiro passo no estabelecimento de metas para qualquer gestor é avaliar o estado atual de seu negócio. Afinal, é muito mais fácil definir para onde você quer ir depois de saber por onde está começando.

Líderes verdadeiramente sagazes definem metas específicas e, em seguida, implementam um sistema para garantir sua realização. O método SMART é apenas um dos muitos sistemas de definição de metas. Mas é uma boa e fácil maneira de começar para a maioria das empresas.

Em vez de resoluções vagas, como acontece muitas vezes, a configuração das metas SMART cria trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.

Por exemplo, um objetivo pode ser “aumentar as vendas”. Mas aumentá-los em quanto? E em quanto tempo?

Uma meta muito mais clara e alcançável poderia ser “aumentar as vendas em 10% até o final deste ano”. Então, você acabou de definir para si mesmo uma meta muito mais realizável, que é o propósito de uma meta SMART.

Quer entender melhor como funciona? Então, siga conosco!

O que é meta SMART?

Quando você consegue descrever um problema, na maioria das vezes, já o solucionou.

Essa é mais ou menos a ideia por trás da definição de objetivos SMART para empresas: trata-se de uma regra prática de como definir metas de forma que elas fiquem bastante claras para todos e não haja maneira de não entender aonde se quer chegar.

Caso você esteja se perguntando, o método SMART é um acrônimo que significa:

“S” – Specific (Específico)

“M” – Measurable (Mensurável)

“A” – Attainable (Atingível)

“R” – Relevant (Relevante)

“T” – Time based (Temporal)

Cada letra da sigla identifica um componente essencial da definição efetiva de metas.

Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas.

ESPECÍFICO

O primeiro estágio do planejamento de metas SMART é focar sua atenção no que exatamente você deseja realizar.

Quanto mais específica for sua descrição, maiores serão as chances de você obter exatamente o que deseja.

EXEMPLO:

Para ficar ainda mais claro, consegue perceber a diferença entre “Quero ser um milionário” e “Quero ganhar R$ 50 mil por mês nos próximos dez anos importando e distribuindo equipamentos de informática e segurança eletrônica”?

As perguntas que você pode fazer a si mesmo ao definir suas metas e objetivos são:

· O que exatamente eu quero alcançar?

· Onde?

· Quanto?

· Quando?

· Com quem?

· Quais são as condições e limitações?

· Por que exatamente eu quero atingir essa meta?

· Quais são as formas alternativas possíveis de conseguir o mesmo?

MENSURÁVEL

Como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido.

Uma meta mensurável usa métricas (número e indicadores, por exemplo) para registrar o progresso.

Decida quais dados você pode rastrear para decidir melhor se seus esforços estão dentro do cronograma.

Importante frisar, no entanto, que quando nos referimos a mensurável, não significa somente definir uma medida, um número a ser atingido, mas também que seu objetivo tenha como ser aferido de forma objetiva.

EXEMPLO:

Se um empresário definisse que a meta é fazer os clientes felizes, não haveria como estimar isso, já que esse critério é subjetivo e impossível de medir.

O correto seria algo como:

Investir 10% a mais em atendimento ao cliente e pós venda e diminuir o tempo de entrega dos produtos em 5%, de forma a alcançar, no mínimo, 95% de satisfação do comprador, medida por pesquisa de avaliação da empresa.

ATINGÍVEL

As habilidades, recursos e conhecimentos atuais da empresa devem ser suficientes para realmente alcançar o objetivo definido.

O ideal é que a meta definida seja desafiadora para a sua equipe, mas ainda assim atingível.

Isso porque há poucas coisas mais desmotivadoras do que objetivos impossíveis.

Se um integrante da equipe sabe que, independentemente do quanto se esforçar, não vai conseguir alcançar a meta, vai faltar vontade até para começar.

EXEMPLO:

Se o dono de uma agência de eventos falasse em um aumento de lucro de 30% em ano de pandemia, muito provavelmente seria algo inatingível, tornando a meta desacreditada, desestimulando qualquer um que tivesse que alcançá-la e transformando-a em algo inútil e sem propósito. Porém, se a meta fosse um aumento de 30% no faturamento em organização e transmissão de eventos pela internet, será que o resultado não seria muito mais alcançável?

RELEVANTE

Neste item, o planejamento de metas SMART levará em consideração a importância dos resultados que você busca.

Isso porque nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado.

EXEMPLO:

Ainda pegando o bonde da pandemia, imagine que o gestor de um restaurante decida aumentar a capacidade de atendimento e conforto do salão em 20%, aumentando o número de mesas e garçons e investindo em um melhor sistema de ar condicionado.

Faz sentido em um cenário em que muitos consumidores têm optado pelo delivery ou por casas com ambientes abertos ou bem ventilados? Como essas metas para melhoria do salão vai impactar na conquista dos objetivos estratégicos do negócio?

TEMPORAL

Tempo é dinheiro!

Cada objetivo, na verdade cada etapa de todo plano de ação, deve ter um tempo para execução e datas para conclusão.

Todo mundo sabe que são os prazos que fazem com que a maioria das pessoas comece a agir.

Sem a orientação e a pressão desses fatores relacionados ao tempo, as ações muitas vezes serão adiadas e negligenciadas.

A eficácia do objetivo ficará comprometida e as estratégias da organização prejudicadas. E esses não são os resultados desejados quando a empresa iniciou o planejamento estratégico e devem ser evitados sempre que possível.

Porém, é importante definir uma linha do tempo realista e flexível, assim você pode manter o moral alto.

Ser 100% rigoroso com o prazo pode ter o efeito perverso de tornar o caminho de aprendizagem para alcançar suas metas e objetivos uma corrida infernal contra o tempo - o que provavelmente não é como você deseja alcançar qualquer coisa.

EXEMPLO:

Subir as vendas totais em 10% até o final de 2021, lançando dois novos produtos por trimestre.

Os prós e contras das metas SMART

SMART é uma abordagem bem respeitada para o estabelecimento de metas e muitas pessoas a recomendariam tanto para objetivos pessoais quanto profissionais.

É uma metodologia que traz o foco, a clareza e a motivação que as pessoas muitas vezes podem negligenciar no estabelecimento de metas.

O processo de pensar sobre suas metas para garantir que sejam SMART também ajuda as pessoas a realmente considerarem a importância de cada objetivo e a torna mais significativa para elas. Isso pode ser particularmente importante no local de trabalho para funcionários antigos que veem o estabelecimento de metas como um processo de seleção ao invés de uma experiência significativa de planejamento.

Uma vez que o conceito de metas SMART foi introduzido, ele é facilmente compreendido e requer pouco treinamento ou ferramentas caras para implementar. Esse é um grande benefício se você estiver introduzindo um novo processo de definição de metas para sua empresa ou se estiver procurando dar consistência à maneira como as metas são definidas e medidas em toda a sua empresa.

No entanto, existem algumas desvantagens potenciais para o método SMART que podem impedir as pessoas de atingirem seus objetivos e que devem ser consideradas ao definir as metas.

Algumas vezes, a metodologia SMART foi criticada, por exemplo, por ser muito inflexível e por sufocar a criatividade. Metas SMART bem elaboradas não deveriam ter esse efeito, mas certamente é algo para se manter em mente.

Conclusão

Antes de iniciar seu planejamento estratégico, você deve saber que o verdadeiro desafio no estabelecimento de metas é fazer isso de uma forma que alinhe as equipes em torno de objetivos comuns.

Isso pode parecer simples, mas a realidade é que há muita gente bem intencionada e talentosa que acaba sendo ambiciosa e afoita demais. Por isso, muitas vezes há uma lacuna que traduz suas aspirações em resultados.

E isso não acontece por falta de esforço. É simplesmente falta de um sistema que transforme seus desejos em ação.

A metodologia SMART serve de ponto de partida para esse sistema orientado para a ação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Comente o que achou e fique à vontade também para compartilhar esta página com seus colegas.

Se quiser saber mais sobre o assunto ou se preparar melhor para os novos desafios, fazendo um planejamento estratégico com profissionais, entre em contato com os consultores da SJ Soluções!

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Por RUBENS NEUBERN DE SOUZA JUNIOR - Consultor de empresas e pessoas, sócio da SJ Soluções Consultoria

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